top of page
Foto do escritorCezar Alberto Mendes

Plano Financeiro, eu consigo ter um?

Olá pessoal, vamos discutir neste artigo, algo que é dúvida de muitas pessoas, sobre como ter seu próprio Plano Financeiro, ou seja, criar uma organização para controle rigoroso do dinheiro que entra e do dinheiro que sai.

Será que eu consigo, ter um Plano Financeiro?


Esta e o questionamento de muitas pessoas, e acredito que continuará sendo, pois o medo de lidar com a própria finança pessoal, é o maior entrave para o início de sua organização financeira.


Alguns tem medo de saber a realidade financeira em que se encontra, e outros tem medo de não conseguir seguir as regras estabelecidas e dai fracassa no seu Plano Financeiro.

Vamos desmistificar algumas situações, leia este artigo até o final e verá uma luz no final do túnel!!!!


Em primeiro lugar, para se obter um Plano Financeiro, sério é ter comprometimento, com as regras estabelecidas quais sejam:

  • · Anotar os gastos diariamente;

  • · Anotar as despesas mensais;

  • · Anotar todas as receitas financeiras (entrada de dinheiro)

  • · Anotar o dinheiro que sobrou ou faltou

Claro você pode ter outras regras, além dessas, mas vamos começar com calma, pois o importante sempre é saber: o quanto você ganha, o quanto está gastando e onde está gastando!!!!


Existem aplicativos de celular gratuitos e ótimos para fazer estas anotações financeiras do cotidiano, como por exemplo:

Este processo pode demorar até dois meses, para que você tenha um panorama mais completo, dos seus gastos e recebimentos, com isso algumas ponderações poderão ser realizadas, como por exemplo:

  • · Quais seus maiores gastos mensais;

  • · Como está sua renda diante de seus gastos;

  • · Suas despesas fixas: água, energia, gás, telefone, internet, televisão e outras e

  • · Qual o comprometimento atual de sua renda.

Ter consciência de seus ganhos e gastos mensais, tem maior importância neste processo de elaboração de seu Plano Financeiro, por que sabendo onde estão suas maiores despesas, você conseguirá de alguma forma controlá-la, como por exemplo:
  • · Despesas com comida pronta;

  • · Fatura de energia alta ou

  • · Fatura de cartões de crédito acima do limite.

O paço seguinte é criar uma estratégia, para adequar estes gastos, o tempo que você irá demorar depende da quantidade de renda comprometida, mas ações simples como usar menos ar-condicionado e chuveiro elétrico, além de deixar luzes apagadas quando é possível, ajudam a reduzir seu consumo e gasto com energia.


Quanto ao cartão de crédito, ir usando função débito ou dinheiro, para reduzir o valor da fatura, e os juros. As vezes por causa deste descontrole, você pode está pagando muito juro, se possível renegocie com o banco em parcelas e não use este cartão até pagar tudo!!!

Seu folego financeiro quanto mais comprometido maior e sua sensação de desconforto, em alguns casos, podem criar algumas doenças provenientes da ansiedade.


Ninguém gosta de dever e principalmente, ter alguém ligando ou batendo na sua porta te cobrando.

Então depende de você agora neste primeiro momento, organizar e reduzir algumas despesas, e deixar de criar novas contas. Este é o momento que chamamos de quarentena financeira.

Cozinhe mais em casa, compre mais promoções no supermercado, tente controlar seus vícios, por que estes podem ser os vilões da saúde física e da financeira.


No próximo artigo, iremos nos aprofundar mais com a próxima etapa de seu Plano Financeiro, acompanhe e consiga vencer o vilão da dívida, este ano ainda !!!!!

32 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page